Community discussions

MikroTik App
 
huelbert
just joined
Topic Author
Posts: 3
Joined: Fri Aug 28, 2015 9:17 pm

MIKROTIK - PROBLEMA NO LOAD BALANCE + FAILOVER

Fri Aug 28, 2015 9:20 pm

Bom dia galera

Tenho o seguinte cenário:
1 link PPPOE de 1 mb
1 link roteado de 2 mb
1 link dedicado de 3 mb

Tentei vários exemplos de loadbalance + failover da internet e não consegui um resultado legal.
Notei que o link roteado (2 mb - velox) quando a conexão cai o mikrotik faz o ping somente no gateway dele ou seja no ip do modem, e não testa se o gateway tem internet.
O que faz que algumas conexões não consigam acessar a internet.
Outro problema que enfrentei são os bancos, no começo tentei loadbalance que toda hora trocava o gateway do usuário, o que afetava os sites de bancos, que o acesso é pelo ip de conexão, o que preciso é de um loadbalance por conexão.
Acredito que muitos passaram por esses problemas agradeço muito se pudessem me ajudar.
 
jondavy
Member Candidate
Member Candidate
Posts: 143
Joined: Tue May 12, 2009 11:14 pm
Location: Brasil

Re: MIKROTIK - PROBLEMA NO LOAD BALANCE + FAILOVER

Mon Aug 31, 2015 3:40 pm

 
huelbert
just joined
Topic Author
Posts: 3
Joined: Fri Aug 28, 2015 9:17 pm

Re: MIKROTIK - PROBLEMA NO LOAD BALANCE + FAILOVER

Tue Sep 15, 2015 10:09 pm

Problema é que o Failover não funciona.

Tenho links dedicado, mas o ip que o failover testa não é o ip real e sim de conexão com o provedor.

Se tivesse como fazer um teste ping à um ip externo (ex: 8.8.8.8) para testar minha conexão, se sim continua no roteamento senão retira a conexão do roteamento.

Alguém sabe alguma solução.
 
marcosvelez
Trainer
Trainer
Posts: 4
Joined: Sat Dec 11, 2010 11:14 am

Re: MIKROTIK - PROBLEMA NO LOAD BALANCE + FAILOVER

Wed Nov 25, 2015 11:00 am

Hi! rather a post in portuguese here.

Pois bem, vamos lá, uma das soluções para sua implementação seria fazer um netwatch mandando um ping para o 8.8.8.8 que desabilite a rota correspondente em sua tabela de rotas.

Outra solução seria utilizar o recurso em que o nexthop lookup não é um próximo salto conectado, criando uma rota recursiva.

Esta solução é muito simples,

1. Inicialmente crie uma rota com o dst-address o 8.8.8.8 e o gateway o ip de vossa operadora, não marque o checkgateway=ping
2. Em seguida crie a rota default apontando para o gateway 8.8.8.8 e aumente o valor do target scope para um valor maior ou igual ao scope (30) na rota default e apenas nessa rota coloque o check gateway=ping.

Crie as rotas com os routing marks que desejar mas sem a necessidade de criar a rota 1, a que aponta para o 8.8.8.8, apenas a rota 2 seguindo o mesmo padrão.
 
rodrigofss
just joined
Posts: 1
Joined: Thu Mar 15, 2018 4:07 pm

Re: MIKROTIK - PROBLEMA NO LOAD BALANCE + FAILOVER

Thu Mar 15, 2018 4:10 pm

Alguém conseguiu resolver isto?

Estou com o mesmo problema.

Preciso que o link secundário assuma caso o link principal perca a autenticação, ou seja, fique sem sinal. Sem ter que retirar o cabo de rede para que o link secundário funcione.

no aguardo,

Obrigado!

Who is online

Users browsing this forum: bpwl, ips, mkx and 69 guests