Hi str_br.
Man in the case of setorials, i think is a good idea you use same SSID and channel, cause the signals will be in different directions and will be easyer to configure. But in my opinion, it will better you choose 2 SSID’s and 2 channels difference( like SSID 1 in channel 3, and SSID 2 channel 5 or 1), with these method the signals for the clients you will have no TX problems, but in your case with setorials you may have no trouble with same SSID’s and channels without trouble.
Bom str, tudo bem?
No meu caso, eu tenho 1 Omni 360, e uma antena normal grade de 24dbi, eu fiz as configuraçoes em canais e ssid’s diferentes. Nao tive nenhum problema, e olha que no pico de horario tem 20 clientes pendurados em cada cartao, e ainda assim o ping dos clientes ficam e 2ms a 10 ms.
Ao colocar no mesmo canal e ssid, quando ficam bastante clientes, voce pode comecar a ter problemas com os clientes tanto como lentidao(ping alto e perda de pacotes) como baixa transmissao( quando tem poucos clientes o cara fica com 11mbs ai quando tem bastante ele cai pra 2 ou 1 mbs)
Acho que voce nao vai ter problemas com setoriais, pois elas geram e pegam menos interferencia, já a omni e a 24dbi de grade geram e pegam muita interferencia, por isso nao ficou bom, tive varios problemas de clientes que ficavam na antena de grade com sinal otimo e ping baixo, ai as placas trocavam pra omni sozinho e ficava com o mesmo sinal mas lento e ping alto e perdendo pacotes. Já no seu caso isso nao vai acontecer pois voce vai setorizar os clientes. O duro vai ser quando tiver muito cliente pendurado, ai pode ser que fique ruim.
Eu pessoalmente sempre irei recomendar canais e ssid’s diferentes.
assim nao tive dor de cabeça, já com mesmo canal tive muitos problemas.
Alias nao sei o tanto de clientes que voce possui, mas notei que o modo 11b e melhor que o 11g em questao de recepcao de sinal pelo cliente.
Eu uso os cartoes da Atheros SR2, o CM9 eu nao conheco.
Mas se nao for muito ruim pra voce, deixe em canais diferentes com SSID’s diferentes, o duro e que voce vai ter de ir nos clientes e configurar diferente de acordo com a sua necessidade.
Use tambem preambulo longo, no cartao e no cliente, me ajudou MUITO, alem do modo 802.11b, pois o G estava dando alguns problemas.
Espero ter ajudado.
qualquer coisa é só perguntar.
att
Rafael Bortoluzzi